NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 27/11/2024 - 10:38
Novembro Negro - SEDH continua com rodas de conversa sobre Consciência Negra
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), esteve presente no último dia 25 na Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, situada no bairro Teixeiras, para roda de conversa a respeito do mês da consciência negra.
O encontro aconteceu no período noturno, possibilitando que alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos participassem. O encontro foi mediado pelos assessores de políticas públicas para a promoção da igualdade racial e da juventude da SEDH, Jair Eduardo de Lima e Felipe Souza.
O encontro abordou temas como o racismo estrutural com diálogo próximo a linguagem dos jovens. “Espaços educacionais são fundamentais para o letramento racial dos estudantes para que a educação seja cada vez mais antirracista”, explicaram os assessores.
Para a supervisora da escola, Luciana Padula, a noite foi marcada por histórias, vivências e depoimentos que estimularam a reflexão e a discussão sobre o combate ao racismo estrutural da sociedade.
Diálogo com servidores, familiares e assistidos
Já no último dia 26, foi a vez do Centro de Convivência da Vila Esperança II participar do debate sobre a importância do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O assessor de políticas públicas para a promoção da igualdade racial, Jair Eduardo de Lima, fez um recorte histórico da sociedade negra no Brasil e em Juiz de Fora, e comentou sobre o uso de expressões que devem ser inutilizadas.
IMPRIMIR