|   -A     Padrão     A+   |

Portal de Notícias
NOTÍCIAS:SS
JUIZ DE FORA - 17/2/2020 - 11:45

Foliões devem se vacinar contra sarampo antes do carnaval

Portal de Notícias PJF | Foliões devem se vacinar contra sarampo antes do carnaval | SS - 17/2/2020
Devido à grande aglomeração de pessoas durante o carnaval, os cuidados com doenças altamente contagiosas e de fácil transmissão devem ser redobrados, principalmente para aqueles que viajarão. Dentre elas, destaca-se o sarampo. A principal forma de prevenção é por meio da vacinação.

Além da concentração de pessoas, o Brasil recebe pessoas de todo o mundo no carnaval, inclusive de países com alta taxa de transmissão de sarampo. Esta doença infecciosa grave é provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e é extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade.

A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, além da caxumba e rubéola, está disponível em todas as unidades básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Essas vacinas são seguras e eficazes, produzidas a partir do vírus enfraquecido da doença.

Esquema vacinal

A vacina contra o sarampo, conhecida como tríplice viral, faz parte do “Calendário Nacional de Vacinação” e está disponível durante o ano todo nas salas de vacinação do Município. São necessárias duas doses da vacina para a pessoa estar imunizada por toda a vida, ou seja, as doses administradas no passado são válidas e não há necessidade de se vacinar novamente. É imprescindível que crianças, adolescentes e adultos estejam com a caderneta vacinal ao procurar uma unidade de saúde. Quem não tiver em mãos o cartão vacinal, e não souber se já foi imunizado, deve procurar a UBS de referência, para análise do caso e vacinação, quando o profissional de saúde responsável pelo atendimento entender como necessária.

Aplicações

- Em crianças:

- 1ª dose: administrada aos 12 meses (um ano de idade)

- 2ª dose: administrada aos 15 meses (um ano e três meses de idade)

- Em adolescentes e adultos até 29 anos: duas doses, com intervalo de 30 dias.

- Pessoas entre 30 e 49 anos tomam apenas uma dose.

Dose zero

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), publicada em agosto de 2019, crianças na faixa etária de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas contra o sarampo. Em Juiz de Fora, a imunização está disponível nas 63 UBSs, no Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (DSMCA) e na sala de vacinas do Posto de Atendimento Médico (PAM Marechal), no terceiro andar do prédio. Conforme orientação do MS, esta dose da vacina não é válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança, ou seja, com um ano deverá tomar a primeira dose, e com 15 meses a segunda, para que seja considerado imunizado.

* Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389.

3/4/2020 - FUNALFA
Lei “Murilo Mendes” tem 60 projetos contemplados
3/4/2020 - SS
Prefeito reafirma que isolamento social é a medida mais importante contra covid-19